Como para preparar uma Noite de Queijos e Vinhos

O friozinho vem se aproximando e com ele aquela vontade de ficar no aconchego da casa, com a família ou os amigos, degustando alguma comidinha saborosa. Um dos clássicos dessa época do ano é a Noite de Queijos e Vinhos e, para quem pensa que preparar uma noite dessas é difícil ou custa muito caro, é só seguir nossas dicas para ver que é mais simples e econômico do que você imagina.

Primeiro é preciso ter em mente que alguns cuidados são necessários na hora de escolher os ingredientes no supermercado. Isso porque há queijos que tem um gosto muito forte e acabam tirando o sabor dos vinhos, do mesmo jeito que há outros que combinam melhor com vinhos brancos mas, não se preocupe, pois preparamos dicas valiosas para você harmonizar sem erro.

Então, vamos lá! Sabendo que queijos e vinhos são capazes de nos proporcionar sensações perceptíveis, o sabor do queijo não deve cobrir o do vinho e vice-versa, eles precisam estar em equilíbrio. Veja abaixo algumas opções de queijo e com quais vinhos eles harmonizam.

Queijos frescos, como mussarela e ricota, combinam com vinhos brancos, suaves e levemente aromáticos, que possuem uma acidez mais elevada, para contrabalancear com a acidez dos queijos.
Queijos de média maturação, como o prato e cheddar, são adequados para acompanhar vinhos tintos leves e levemente frutados. Os mais tradicionais para escolher são o Merlot ou o Cabernet Sauvignon.
Queijos de maturação longa, como o provolone e o parmesão, por possuírem sabor mais forte e complexo, são geralmente servidos apenas como aperitivos e o recomendado é que sejam harmonizados com vinhos tintos.

Depois de escolhidos os queijos e vinhos, é a hora de preparar a apresentação, o que também não tem mistério algum, pois esse tipo de noite é marcada pela informalidade.

Separe algum móvel central, em que todos possam ter acesso, como a mesa de centro da sala ou a mesa de jantar, por exemplo. Nela, organize a tábua com os queijos servidos em pequenas porções, as taças para os vinhos e, para deixar os convidados mais confortáveis, ofereça pratos e talheres.

Para completar, você pode escolher alguns acompanhamentos e servi-los em tábuas ou cestas. Veja algumas opções abaixo:

• Pães: o pão francês é uma ótima opção para compor a mesa.
• Frutas: cachos de uva, morangos e frutas secas.
• Patês: patê de atum, queijo, azeitona e peito de peru.
• Frios: salames e presuntos frescos.

Pronto! Agora é só convidar os amigos, a família ou o(a) namorado(a) para curtir o friozinho com uma Noite de Queijos e Vinhos na tua casa.

 

Referências
Pecado de vinho

Mundo positivo