Inverno acompanhado de um bom vinho

Com a chegada do inverno, a disposição para sair diminui e para muitos o que interessa mesmo é ficar no aconchego da casa acompanhado da família, dos amigos e, claro, longe do frio. Nessas horas bate aquela dúvida: O que fazer? O trio cobertor, sofá e televisão costuma ser a opção mais lembrada, mas a estação traz muitas outras possibilidades, principalmente acompanhadas de um bom vinho.

Quer algumas ideias? Afinal, são 3 meses de frio pela frente e uma hora precisamos de novas opções. Vamos lá!

 

• Uma tarde com os amigos
Sabe aquele final de semana chuvoso ou com temperaturas baixas? Que tal convidar os amigos para deixar os dias assim mais divertidos? Convide-os para passar uma tarde juntos, conversar, assistir a um filme, tomar um bom vinho e se deliciar com chocolates. A dica dos enólogos é que sejam escolhidos vinhos tintos encorpados e doces para combinar com chocolate ao leite. Se a tua preferência são os vinhos secos, a melhor pedida são os chocolates mais fortes, com 75% de cacau ou os chocolates brancos, que não possuem cacau, apenas a gordura do cacau.

 

• Um jantar romântico
Ok, o Dia dos Namorados já passou, mas, principalmente no inverno, fazer um jantar romântico em casa tem um ar mais especial. Tu não precisa fazer toda a produção de um jantar de Dia dos Namorados, mas vale sim caprichar no cardápio, não é? Há opções para todos os gostos e tamanhos de fome, desde saladas, pratos quentes e sobremesas. Veja aqui as sugestões que demos no dia 12 e no nosso site A Receita é Sua ainda mais opções enviadas pelos nossos clientes.

 

• Uma noite de queijos e vinhos
Preparar uma noite temática dessas parece difícil, mas não tem mistério algum. E sim, pode ser mais econômica do que tu imagina. É importante ter alguns cuidados na hora de escolher os ingredientes no supermercado, pois há alguns queijos mais fortes que acabam tirando o sabor dos vinhos, do mesmo jeito que há outros que combinam melhor com vinhos brancos e é essencial que ambos estejam em equilíbrio. Para completar, vale escolher alguns acompanhamentos, que podem ser pães, frutas e frios. Quer experimentar? Veja aqui as melhores combinações e faça a tua noite de queijos e vinhos.

 

 

• Um almoço especial
E que tal preparar uma receita nova para a família? Se aventurar na cozinha é sempre divertido. Além disso, tu pratica novas e diferentes receitas e convida a família para experimentar. Se elas forem preparadas com vinho então, melhor ainda, pois ganham um sabor único, seja para doces como para salgados. A Marly Terezinha Seivald Goulart enviou uma receita de Risoto de frango com vinho tinto em nosso site que vale muito o clique, veja aqui e confira abaixo alguns truques para utilizar o vinho na cozinha sem medo de errar:
– O vinho realça o sabor do prato e acrescenta aromas delicados. Os bons para cozinhar são os tintos, brancos, o madeira, do Porto e marsala;
– Ele pode ser usado em aves e carnes, ensopados, sopas, molhos quentes ou frios, recheios de bolos e tortas e sobremesas cremosas, além de ser indicado para umedecer biscoitos e massas de bolo;
– O mesmo vinho que utilizar na receita, sirva à mesa;
– Utilize o tipo de vinho exato que estiver na receita, pois se não o resultado não será igual.

 

 

Referências:

Comidas e bebidas

Viva o vinho

Claudia Abril