Guardar dentro ou fora da geladeira?

Compras feitas, é hora de chegar em casa e guardar os alimentos corretamente para que se mantenham em boas condições de consumo.
Muitas vezes, por um ato automático, temos o costume de levar a maioria dos itens à geladeira, porém nem todos os mantimentos devem ou precisam ir para refrigeração. Vamos ver alguns exemplos?

 

NÃO GUARDAR NA GELADEIRA
1. Alho e cebola
Não se deve colocar o alho inteiro ou já cortado na geladeira, pois devido à umidade pode se tornar não comestível alterando a textura do alimento. A cebola é o mesmo caso, pode amolecer ao ficar úmida dentro da geladeira. Caso precise guardar uma cebola cortada, coloque-a na geladeira por apenas um curto período de tempo em um recipiente bem fechado.
O melhor lugar para conservar tanto o alho quanto a cebola é na despensa em sacos de papel bem fechados, para que eles não criem broto muito rapidamente.

2. Mel
Mesmo depois de aberto, não é necessário guardar o mel na geladeira. A temperatura do refrigerador pode facilitar a cristalização de açúcares presentes no mel e alterar a consistência do produto. É melhor guarda-lo em um armário da cozinha, de preferência no escuro ou conforme indicado na embalagem.

3. Batatas
O melhor lugar para armazenar batatas não é na geladeira, a umidade e a temperatura muito baixa pode alterar o sabor e a textura do alimento. Procure deixa-las em um lugar fresco e escuro para evitar que germinem.

 

GUARDAR NA GELADEIRA
1. Ovos
Para manter a gema intacta e para evitar que os ovos apodreçam o ideal é armazena-los na geladeira. Receitas como maionese e outros molhos feitos com ovos também devem ficar refrigerados, especialmente depois de terem sido abertos.

 

2. Carnes
Mantenha sempre carne e frios na geladeira para evitar a deterioração.
Tenha sempre o cuidado de verificar também a data vencimento na embalagem.

 

3. Leite, iogurte e queijo
Leite, produtos lácteos, iogurte e queijo devem sempre serem conservados na geladeira para evitar a degradação. É importante manter refrigerados os molhos que contenham leite ou produtos lácteos também.

 

Conservar bem os alimentos interfere diretamente na saúde e bem-estar. Por isso, é importante também estar atento ao funcionamento dos refrigeradores da tua casa. E, caso já esteja na hora de trocar a geladeira, lembra que com a Promoção Guri de Sorte tu pode ganhar uma novinha. Saiba como concorrer aqui (redevivo.com/guridesorte/)

 

Referências:
Revista Casa e Jardim
Green Me
Consul