Cozinhe Legumes e Não Perca Nutrientes

Alimentar-se bem, com um cardápio balanceado e muitos legumes e verduras é fundamental para uma vida saudável. O problema é que, quando são preparados de maneira errada, você deixa de aproveitar todo o potencial nutritivo daquele pratão bonito de salada.

Por isso é bom estar atento a algumas dicas que vão ajudar você a conservar o sabor, a cor e o máximo de nutrientes da sua refeição:

– Quando os legumes estiverem na geladeira, deixe-os um tempo fora, em temperatura ambiente, antes de levar ao fogo. O cozimento vai ser mais rápido e sem perder o sabor.

– Uma colher pequena de açúcar não deixa os legumes perderem a cor enquanto cozinham.

– Para perder menos nutrientes para a água na panela, cozinhe os legumes com casca ou com o mínimo necessário de água.

– Para driblar o cheiro desagradável da couve-flor, brócolis e repolho enquanto cozinham, coloque um pedaço de pão ou uma rolha de cortiça dentro da panela.

– Já a alface perde parte dos nutrientes quando cortada com faca. Prefira deixar as folhas inteiras ou cortá-las com as mãos.

 

Cenoura

Para cenouras em rodelas, coloque numa panela, cubra com água e acrescente uma colher de sopa de margarina e uma pitada de açúcar.

Para cenouras inteiras, cozinhe com a casca, em água suficiente apenas para cobri-las. Após 20 minutos, escorra e retire a pele.

 

Abóbora

Corte em pedaços, ainda com a casca, e cozinhe em água fervente salgada, até ferver novamente. Após a fervura, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por mais 20 a 25 minutos.

 

Beterraba

Cozinhe com a casca e um pedaço do talo, com a panela tampada, em fogo alto, por 1h30min (ou 10min na panela de pressão). Após cozinhar, deixe esfriar, corte o talo e comece a retirar a casca. Uma pitada de açúcar ajuda a conservar a cor viva da beterraba.

 

Mandioca

Para um cozimento igual em todas as partes, corte em pedaços iguais. Coloque a mandioca em uma panela com água fervente e adicione sal. Cozinhe de 15 a 20 minutos com a panela destampada. Uma dica, para quando a mandioca demorar a amolecer no fogo, é adicionar uma xícara de água fria ao cozimento.

 

Chuchu

Cozinhe em uma panela com água fervente e sal por aproximadamente 15 minutos, já descascado e cortado. Retire e escorra na hora, para parar de absorver a água do cozimento.

 

Batata

Com casca, leve ao fogo com água e um pouco de sal. Ao ferver, tampe a panela e cozinhe por mais 25 a 30 minutos. Quando estiver pronto, retire, escorra e deixe esfriar um pouco para retirar a casca.

Sem casca, siga o mesmo processo, apenas com menos sal, e coloque os pedaços já descascados em uma vasilha com água e sal para que não escureçam.

 

Na maioria dos legumes, vale aquela regra de cozinhar até ficar al dente, ou seja, nem duro nem mole demais. Você pode ir testando com um garfo enquanto cozinha.

Siga as dicas da Rede Vivo e tenha uma alimentação saborosa e, melhor ainda, muito saudável.

Fonte:     http://www.receitasdabranca.com.br/?Pag=dicasetruques
http://www.cadadia.net/secao/boa-dica/cozinhando-legumes-sem-perder-as-vitaminas-1311